Conheça erros comuns no pré-flop

16

O poker vai muito além do jogo, é preciso estudar e ter dedicação. Alguns estudos sugerem que você deve dedicar 1h de estudos a cada 5h de jogo. Antes de entrarmos nos erros comuns no pré-flop, separamos aqui alguns conteúdos de dicas e estratégias que também irão te ajudar.

Dicas de gestão de banca no poker;

Por dentro do ranking de mão;

O que é blocking bets no poker;

A importância da posição na mesa de poker;

Como fazer uma boa leitura do range de mãos;

Os melhores sites de poker online;

Entenda o fold equity no poker;

O que é metagame no poker.

Entenda os erros comuns no pré-flop!

Esses erros são cometidos por muitos jogadores iniciantes (e até mesmo alguns mais avançados). A boa notícia é que são fáceis de serem evitados!

Jogar uma mão ruim com a desculpa de variar o seu jogo

Arbitrariamente “variar” seu jogo é um erro pré-flop ainda pior do que não ter nenhum plano. Muitos jogadores fazem isso e frequentemente são punidos mais tarde na mão por suas decisões ruins de pré-flop. 

É verdade que ser imprevisível é importante. Nós nos esforçamos para permanecer equilibrados, enquanto ocasionalmente variamos nosso jogo para explorar as tendências de nossos adversários. Mas fazemos ajustes com um propósito.

Nunca iremos apenas dar call pré-flop com AA, por exemplo, apenas para variar nosso jogo. Claro, você provavelmente enganará os jogadores que não esperavam que você apenas pagasse no pré-flop com Ases, mas isso não faz com que o jogo sirva para nada. 

Pelo contrário, você perde chances de inflar o pote com uma mão ótima e ainda corre riscos, deixando mãos especulativas ter chances de graça.

Isso é pura matemática. Mesmo que você possa enganar alguns jogadores, você não está compensando o valor que você extrairia com uma 3-bet, por exemplo. A longo prazo, você ganha tanto dinheiro ao aumentar novamente com AA pré-flop que é quase impossível recuperar esse valor “enganando” seus adversários com um flat call. 

Se decidirmos misturar nosso jogo, será porque consideramos as opções que nos são apresentadas. Nunca devemos fazer uma jogada só para fazer coisas estranhas. Sempre devemos optar pela jogada mais lucrativa, nenhuma “variada” justifica que tomemos uma decisão ruim.

Falta de Conscientização Posicional

O segundo erro pré-flop frequente entre os jogadores iniciantes é não considerar a relação entre posição e range. Sua posição em uma mão deve influenciar o range de mãos que você está disposto a jogar.

Quanto mais jogadores agirem atrás de você, mais tight deve ser seu range. Isto porque a probabilidade de enfrentar uma mão forte aumenta com o número de jogadores que restam para agir. 

Além disso, é mais provável que você jogue uma mão fora de posição ao abrir de posições iniciais, tornando mais difícil lucrar com mãos marginais.

Se você abrir muito loose das posições iniciais, não será capaz de defender seu range de maneira lucrativa e poderá ser facilmente explorado. Em vez disso, seu range deve aumentar à medida que você se aproxima do botão. 

Jogadores nas últimas posições também têm o benefício da vantagem posicional contra as blinds, que na maioria das vezes dão call para defender o investimento que fizeram.

Open-limping

O open-limping é quando um jogador apenas dá call na big blind pré-flop, sendo o jogador a entrar no pote. Esta é uma estratégia muito ruim de usar por uma série de razões.

A mais óbvia delas é que você só se dá uma chance de ganhar o pote, enquanto o raise lhe dá outras possibilidades. Já há dead money no pote devido ao small blind, ao big blind ou até mesmo às antes, mas ao apenas dar call, você não faz nenhuma tentativa de capturá-lo.

O open-limping facilita a vida de seus oponentes. Ele coloca os jogadores atrás de você em um lugar muito confortável. Com uma big blind extra no pote, eles são incentivados a pelo menos pagar (ou pior, aumentar) e jogar um pote em posição contra o seu range nitidamente mais fraco. 

Aliás, essa é outra desvantagem do open-limping, você já deixa claro logo de cara que não tem uma mão tão boa assim.

Mesmo se você tentar equilibrar seu range de limp para contrariar isso, incluindo mãos fortes, essas mãos terão um valor esperado mais baixo como resultado. Ao invés disso, você quer extrair o máximo de valor possível de suas mãos fortes pré-flop. Ou seja, não faz sentido e é ainda pior.

Observe, no entanto, que às vezes, o limp behind pode ser justificado. É aceitável dar limp atrás de outros jogadores que tenham dado limp quando você tem uma mão muito fraca para aumentar, mas muito forte para foldar. 

Pode valer a pena aproveitar a oportunidade para dar limp behind com mãos que jogam bem contra muitos jogadores, e que são capazes de fazer mãos grandes após o flop. Mas abrir um pote com um limp é e sempre será um erro crasso.

Aumentar demais o range de abertura no botão

O botão é uma posição altamente valiosa no poker. Você tem a garantia de agir por último pós-flop a partir do botão, o que lhe dá uma vantagem informativa sobre seus oponentes. Você também é capaz de colocar pressão sobre as blinds quando a ação é foldada até você. 

Muitas vezes, inclusive, você pode roubar dead money do pote. Entretanto, muitos jogadores tendem a aumentar muitas mãos do botão, querendo explorar demais essas vantagens.

Dado que a estratégia moderna de poker prescreve um jogo agressivo de pré-flop das blinds, aumentar muitas mãos a partir do botão pode fazer com que você seja explorado e tome muitas 3-bets dos blinds. 

Um leak como este pode reduzir muito sua taxa de ganhos, portanto seja cauteloso para não exagerar no botão.

Por outro lado, alguns jogadores jogam muito tight a partir do botão. Devido à vantagem posicional que você tem, assim como a oportunidade de tirar qualquer dead money, é bom que a sua taxa de aumentos no botão seja equilibrada. Não capitalizar sobre estas circunstâncias também prejudicará sua taxa de ganho.

Uma porcentagem ideal de mãos para aumentar do botão é provavelmente entre 40% e 70%, dependendo das tendências dos jogadores nas blinds. Sempre ajuste seu range de aumentos no botão com base nisso, jogadores com tendências de 3-bet, reduza o range, jogadores nit, aumente o range, mas nunca o mantenha em nenhum dos extremos.

Supervalorizar mãos medianas

Os jogadores muitas vezes supervalorizam mãos medianas. Isto é especialmente perigoso a partir de posições intermediárias, onde se espera que os jogadores que se aumentam antes de você possam ter um range mais restrito e, portanto, mais forte do que o seu.

Para ser mais específico, muitos jogadores iniciantes tendem a errar muito jogando, principalmente, mãos broadway offsuit de posições intermediárias. Por esta razão, é melhor jogar uma mão como 98s sobre KJo nestas situações; suited connectors raramente serão dominados e raramente você pensará que fazer apenas um par com eles será o suficiente, ao contrário das broadway offsuit. 

Portanto, não supervalorize essas mãos, elas são as mais perigosas do poker.

Dar call em 3-bets extremamente grandes

Este problema é mais proeminente nos jogos ao vivo, onde os grandes tamanhos de abertura levam a 3-bets excessivamente grandes que chegam a 10-15BB (em comparação com os 6-9BB vistos online). 

O call nessas situações também pode ser um problema relacionado ao ego de um jogador que não quer ser percebido como fraco perante a mesa.

Contra enormes 3-bets, você está recebendo odds terríveis. Basta verificar as pot odds contra uma 3-bet padrão de 7,5BB depois que abrimos para 3BB:

Temos que pagar mais 4,5BB além do nosso aumento (3BB) para a chance de ganhar 7,5BB (aposta do vilão) + 3BB (nossa aposta que está no pote) + 1.5BB (blinds), o que resulta em 37% de equidade necessária.

Agora vamos olhar para o mesmo cálculo em relação a uma 3-bet de 10BB:

Temos que pagar mais 7BB para ganhar nossa aposta inicial (3BB) + a aposta do vilão (10BB) + persianas (1.5BB), o que resulta em 48% de equidade necessária para o call ser lucrativo.

Isso é quase 11% a mais de equidade necessária para continuar. Juntamente com o fato de que a maioria dos jogadores fazem 3-bet com suas mãos mais fortes, fica claro por que pagar 3-bets tão altas é tão problemático.

Paralelamente, se você observar um jogador cometendo o erro de pagar grandes 3-bets com muita frequência, você deve considerar explorar esse jogador implementando grandes 3-bet em seu jogo também.

Esses são erros comuns no pré-flop!

Se você está começando no poker online ou precisa de mais fichas para jogar, então entre em contato com a gente.

Somos uma empresa especializada na intermediação para créditos de poker online entre os melhores sites de poker e seus usuários.

Chame a Betz Créditos e faça sua solicitação pelo nosso WhatsApp.