fbpx

Dicas para gerenciar seu Bankroll

Se você deseja melhorar no poker online, então buscar dicas para gerenciar seu bankroll é o caminho ideal para você avançar. Parte de se tornar um grande jogador de poker é justamente estabelecer princípios apropriados de gerenciamento de bankroll.

Muitos jogadores com potencial para serem grandes nunca sobem os limites porque nunca construíram uma banca de poker, isso não por falta de conhecimento, mas sim por não terem disciplina para seguir adiante.

O resultado final é que o gerenciamento de bankroll inadequado pode impedir até mesmo o jogador mais talentoso de subir os stakes.

Confira nossas dicas para gerenciar seu bankroll

1 – Trate seu bankroll como um investimento

Antes que você possa crescer, você precisa necessariamente de um bankroll para começar a jogar. Escolher uma quantia para começar sua banca é o mesmo que escolher quanto investir no mercado de ações, ou em qualquer outro empreendimento financeiro, com a exceção de que você está investindo em sua própria habilidade.

Você deve ser rigoroso no valor que escolher investir. Se a sua atitude inicial é: “vou começar com US$ 1.000, mas posso depositar de novo sempre que precisar,” então você está se preparando para o fracasso.

Pressupor que você sempre pode depositar seu bankroll é um sinal de que você não possui a disciplina necessária para realmente criar um bankroll. É só pensar que nenhum consultor financeiro lhe diria para investir 100% do seu patrimônio líquido no mercado de ações, certo? Porque isso seria extremamente imprudente, então no poker você deve seguir a mesma lógica.

Outro motivo para entender que deve tratar o bankroll como investimento é que você joga o seu melhor quando valoriza cada decisão. Encontrar a quantia adequada para arriscar e aderir a ela ajudará você a fazer exatamente isso.

2 – Escolha o jogo com atenção

Procure jogos com o rake mais baixo possível e não pule entre diferentes tipos de jogos. É muito difícil vencer um especialista em qualquer formato – e você quer ser esse especialista.

Correr riscos jogando modalidades em que você não tem uma vantagem é um luxo que a maioria dos bankrolls não pode suportar . E no caso de sua banca estar baixa, é bom saber que você tem uma vantagem no formato que está jogando.

Além disso, lembre-se de considerar mais do que apenas os jogadores  e a facilidade dos jogos. Encontre um jogo que também tenha um rake “batível” e / ou rakeback. Claro, isso pode ser difícil no cenário online de hoje, mas não é impossível. MTTs de stakes baixos a médios, por exemplo, são geralmente fáceis onde quer que você jogue, e você pode encontrar muitos com rake razoável.

3 – Respeite a sua banca

Respeitar e jogar dentro do seu bankroll. É justamente aí que pode ficar cada vez mais difícil manter a disciplina. Pode ser tentador apostar em níveis mais altos quando as coisas estão indo bem ou quando as coisas estão indo mal. 

Antes que você perceba, seu bankroll diminuirá, a menos que você siga uma estratégia disciplinada. Nunca jogue fora do seu bankroll. Nenhum jogador se vê nos micros, mas se é onde sua jornada começa, então que seja.

A pergunta complicada a ser respondida é “como vou saber quando meu bankroll está pronto para limites mais altlos?”. Uma resposta para essa pergunta depende do seu jogo escolhido. Por exemplo, os torneios MTT são um formato com variância muito maior do que os cash games. 

Uma grande vitória em um MTT não significa que você deve subir automaticamente. Se você é especialista em MTTs, precisará ajustar seu saldo para contabilizar a variância do MTT.

Como regra geral, quanto maior a variância do jogo, mais buy-ins você deve ter em seu bankroll. A contabilização da variância inclui determinar o nível de habilidade do conjunto de jogadores. Com jogadores mais habilidosos vem mais variância. Quanto mais altas as apostas, maior a variância (geralmente). Quanto mais jogadores em um MTT, maior a variância .

Contabilizar a variância ao tomar decisões de bankroll é muito importante, pois garante que você tenha espaço para respirar depois de inevitáveis downswings.

Veja um exemplo abaixo de jogo e o bankroll necessário para jogá-lo!

NO-LIMIT ONLINE CASH GAMES: 100+ BUY-INS

Blinds Bankroll
$ 0,01 / $ 0,02 $ 200 +
$ 0,02 / $ 0,04 $ 400 +
$ 0,05 / $ 0,10 $ 1.000,00
$ 0,25 / $ 0,50 $ 5.000 +
$ 0,50 / $ 1,00 $ 10.000 +
$ 1,00 / $ 2,00 $ 20.000 +
$ 2,00 / $ 5,00 $ 50.000 +

Os cash games ao vivo possuem menos variância e, portanto, não exigem tantos buy-ins como cash games online. Recomendamos de 20 a 40 buy-ins para jogos ao vivo, mas esteja preparado para descer os limites se ocorrer um pequeno downswing.

Gostou das nossas dicas para gerenciar seu bankroll?

Veja outros conteúdos de poker para uma gestão eficiente do seu bankroll no poker.

E se você está iniciando no poker e precisa de créditos para jogar aproveite e compre seus créditos de poker online para jogar com a gente pelo WhatsApp

Na Betz Créditos, em apenas três passos os créditos já são liberados e você já terá fichas de poker para jogar.