fbpx
Posição Mesa de Poker

Entenda a importância da posição na mesa de poker

Entender as posições que existem numa mesa de poker é fundamental para montar a sua estratégia e também para observar as jogadas dos demais jogadores. No conceito básico, a posição na mesa de poker é o lugar em que o jogador está sentado em relação ao botão do Dealer. Todas as posições na mesa possuem um nome e o jogo acontece no sentido horário e, por isso, se você estiver numa posição favorável, você consegue observar como os outros jogadores reagem às jogadas. Foi a partir dessa ideia que surgiu a tradicional frase no mundo do poker “posição é poder” e esse é o primeiro passo para se tornar um verdadeiro jogador de poker e ganhar dinheiro com as suas habilidades.

 

Small Blind (SB): é a posição à esquerda do Dealer. O jogador desta posição é o primeiro a realizar a ação após o flop e é obrigado a pagar metade do blind (aposta inicial).

 

Big Blind (BB): na posição de Big Blind, o jogador é obrigado a pagar o valor total do blind e será o segundo a jogador após o flop. Sua ação vem na sequência do jogador que está como Small Blind.

 

Under the Gun (UTG): o jogador nesta posição é o primeiro a agir pré-flop. Ele será o primeiro a jogar após o flop caso o SB e BB não sigam na rodada. Uma mesa de poker pode ter jogadores na posição UTG1 e UTG2

 

Middle Position (MP): Como o próprio nome diz, se refere a posição intermediária na mesa. Em mesas cheias, há espaço para MP1, MP2 e MP3, jogando um na sequência do outro.

 

Cutoff (CO): é a posição à direita do Dealer e leva esse nome pelo fato de ser considerada uma das melhores posições para se roubar blinds em mesas cheias. O termo é usado porque muitas vezes o jogador dessa posição pode cortar o Dealer apostando antes dele.

 

Dealer (BTN): essa é a posição do Dealer e o jogador é o último a agir após o flop. É considerada a posição mais vantajosa na mesa, pois é o último a realizar a jogada pós flop.

Como você pode ver, cada posição tem uma nomenclatura, mas também estão divididas em três categorias:

 

Posições iniciais: SB, BB, UTG e UTG+1.

Posições intermediárias: MP1, MP2 e MP3.

Posições Finais: CO e BTN.

 

Entender a sua posição na mesa já é um caminho para que você consiga determinar a sua estratégia de jogo. Jogar numa posição inicial com “mãos marginais”, ou seja, mãos ruins, faz com que você tenha uma grande desvantagem e jogue fora de posição, pois será um dos primeiros a jogar. Também, é importante estar sempre atento ao jogo, pois uma mão não muito boa para uma posição inicial pode se transformar numa mão melhor em posições finais com o desenrolar das apostas iniciais.

 

Agora que você já entende sobre as posições numa mesa de poker, bote em prática as suas estratégias!