Flush draw não bateu? Dicas para blefar

Seu flush draw não bateu? Então confira as nossas dicas para você conseguir blefar e tentar levar o pote mesmo assim ao invés de abandonar a mão.

Isso é algo muito comum, principalmente em jogadores iniciantes, de acontecer no jogo de poker. Você fica esperando bater o flush draw, mas ele teima em não aparecer. Claro que há situações em que fazer isso é errado, mas em outras você fez tudo certo, está até mesmo jogando em posição, mas mesmo assim ele não veio.

Para ajudar nessas situações, abaixo vamos colocar algumas dicas para você conseguir blefar no river.

Analise todas as opções de suas mãos possíveis de blefe

Blefar não é a melhor forma de ganhar no poker, claro, mas isso não faz dela uma ação menos importante. Os fatores principais no valor esperado (EV) são as mãos fortes que podem ganhar no showdown depois de apostar.

O blefe é incluído no topo destes ranges para equilibrar o seu range, obrigando seu adversário a pagar blefes com mãos marginais.

Caso não houvesse blefes em seu range, e o seu adversário tenha noção disso, ele poderá simplesmente fazer o fold com todas as mãos ruins e você perderá com isso. Portanto, você precisa adicionar blefes em número suficiente para fazer com que seja indiferente entre o call e o fold com as mãos de call em blefes.

Se você tiver muitas mãos de blefe disponíveis, como no exemplo acima, você precisa ser bastante exigente quando se trata da seleção da mão de blefe. Caso contrário, você pode acabar exagerando no blefe. Flush draws que não deram certo têm valor muito baixo nestas situações, como explicado no caso dos blockers acima.

Só que algumas vezes você não vai ter muitas mãos de blefe disponíveis. Quando for o caso, você precisa construir um range equilibrado de aposta, e flush draws podem ser o que você precisa para equilibrar com suas mãos de valor. O principal é considerar quantas mãos de valor você teria naquela situação, e então descobrir o número apropriado de blefes.

Após o check-call de uma aposta, você pode blefar no river depois de turn sem apostas

Ainda em relação à dica anterior, existe um cenário comum no qual um flush draw que não deu certo se torna uma opção muito atraente:

Você se defende no big Blind contra um a raiser que tem posição sobre você. Você fez o check-call no flop. O agressor também deu check no turn

Quando houver estes três fatores, o padrão muda de “na dúvida, fold” para “na dúvida, aposte” com um flush draw que não deu certo.

Quando você estiver fora de posição como o defensor, é preciso ter algum tipo de equidade e fazer o call da aposta no flop. Você não pode simplesmente fazer o float com um monte de mãos sem valor. Isto significa que você tem um range bem mais restrito que chega até o river — composto por várias mãos feitas e alguns poucos draws que não evoluíram.

Vejamos o exemplo da primeira dica, só que desta vez na perspectiva do big blind. Se você esqueceu, o board era K♠ 8♠ 5♦ J♥ 2♣. Você fez o check-call no flop, check-check no turn, e agora você decide sobre a estratégia de aposta no river.

Você não tem muitas mãos que não evoluíram para potencialmente blefar nesta situação. Esta lista é bem reduzida:

Q♠ Tx

Alguns Ax baixos e naipados com backdoor flush draw.

Alguns A mais altos com backdoor flush draw/straight draw (A♦ T♠, A9, A7).

Straight draws com os quais você não apostou no flop (tais como 97s, 96s, 76, 64s).

Flush draws com os quais você não apostou no flop.

De todas estas mãos, você com certeza vai querer blefar com os straight draws que não deram certo e Q♠ Tx, porque estas mãos têm os melhores efeitos de blocker, mas você ainda tem poucos blefes para equilibrar todas mãos que sejam top pair ou melhores em seu range de aposta. 

Flush draws com certeza são o próximo candidato a ser adicionado no range de blefe, pois não bloqueiam mãos que sejam ace-high e que certamente optarão pelo fold (entre outros motivos).

Flush draw não bateu? Agora você sabe as nossas dicas para blefar!

Com essas dicas você deve começar a jogar de forma mais precisa com os flush draws que não deram certo no river. 

Assim, você precisa entender como seu range é percebido em cada cenário e então descobrir se outras mãos que não deram certo são abundantes o bastante para não precisar blefar ou não com flush draws que não evoluíram.

Compra ou venda de fichas de poker

Se você precisar de fichas de poker ou então sacar créditos do seu site de poker favorito, então conte com a gente. Somos uma empresa especializada em realizar saques e depósitos para usuários de sites de poker.

Peça seus créditos para poker online com a Betz Créditos pelo nosso WhatsApp ou solicite mais informações: clique e peça pelo WhatsApp!