fbpx
Como melhorar o seu blefe no poker

Como melhorar o seu blefe no poker

Um blefe bem sucedido no poker é sempre motivo de orgulho para qualquer jogador, seja iniciante ou não. Esse sentimento vale também para qualquer situação do jogo e independe do tamanho do pote. E é justamente essa adrenalina que talvez faça o jogo de poker ser tão jogado pelo mundo todo por homens e mulheres de todas as faixas etárias. Claro que o jogo de poker é muito mais do que isso e que se você blefa em demasia quer dizer que você ainda não aprendeu a jogar.

Para ajudar você a melhorar o seu jogo, decidimos separar aqui algumas dicas para que você possa treinar. Blefar é como contar uma história, você precisa convencer os outros jogadores de que a sua história é verdadeira ao ponto de eles não questionarem a sua ação. Basicamente há três situações para se aplicar um blefe: ganhar potes onde não há mais condições de você superar com a mão que possui; gerar dúvidas nos demais jogadores sobre as cartas da sua mão e pressionar os jogadores a apostarem ou desistirem da partida.

 

Não tenha medo de aplicar um blefe

Nas primeiras vezes é natural que bata um certo medo de blefar, mas isso não deve impedir você de usar essa tática. Um blefe sempre irá trazer um certo desconforto em você, pois querendo ou não é uma mentira e você sabe que está numa posição de desvantagem, mas com o tempo você aprende a administrar melhor essas situações. Comece blefando em situações mais seguras para você até que você se sinta confiante para avançar para outras situações.

 

Blefe com um stack mediano

Como já mencionado no texto, existem basicamente três situações para aplicar o blefe. Num primeiro momento, evite blefar com uma quantidade grande de fichas, pois os demais jogadores podem entender que você está se sentindo muito confiante no jogo e que está jogando de forma loose-agressive. Blefar com poucas fichas também não é muito recomendável, pois se com muitas fichas você pode parecer confiante demasiadamente, com poucas pode parecer desesperado.

Então, procure blefar com um número de fichas que seja mediano, pois assim você acaba dificultando a leitura do seu jogo dos demais jogadores da mesa.

 

Blefe com poucos jogadores ativos

Se você tivesse que contar uma mentira e fazer com que os ouvintes acreditessem você escolheria mentir para duas ou para sete pessoas? Provavelmente você escolheria a primeira opção, certo? No poker não é diferente ao aplicar o blefe. Você escolheu a primeira opção porque sabe que é mais fácil e seguro enrolar duas pessoas do que sete, pois há menos chance de alguém duvidar ou de possuir uma mão que valha a pena arriscar. Isso não quer dizer que você não possa blefar com mais jogadores ativos na mesa, tudo vai depender da sua estratégia de jogo.

 

Utilize semi-blefes

Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa expressão, mas se você quiser melhorar o seu blefe, essa é uma boa forma de praticar. Para contextualizar, os semi-blefes são apostas feitas quando há uma mão formada, mas que existe uma chance grande de se formar uma combinação forte. Você pode utilizar os mini-blefes para fazer os adversários desistirem da partida ou para tentar as cartas que você precisa para fazer uma combinação forte (não conte com a sorte, utilize de probabilidades para esse). Apenas tome cuidado para não realizar o semi-blefe quando notar que os demais jogadores darão call ou raise, pois assim você não terá sucesso na sua jogada.

 

Pratique e estude

Como em tudo na vida, para melhorar o seu desempenho é preciso praticar e estudar. Não desista de blefar no poker apenas porque não está conseguindo resultados positivos nas suas primeiras tentativas. O importante é sempre entender onde você errou para evitar cometer os mesmos erros em outras situações. Entender mais sobre o jogo de poker é fundamental para entender também como blefar. A partir do momento em que você domina o jogo, entende mais sobre as estratégias e entende a importância da sua posição na mesa, você perceberá que o blefe acaba saindo naturalmente.

 

Para dar uma inspiração, separamos esse post onde mostramos um blefe que viralizou na internet do João Simão contra o Yianiis Liperis. Como exercício, tente entender o contexto do jogo, a atitude e quais os caminhos que poderiam ser tomados durante a jogada.