fbpx

Calculando o EV no poker

Saber o que é EV no poker ou como se calcula é sempre uma dúvida para quem começa a se aprofundar em busca de ganhos maiores no jogo. Esse é o caminho ideal e é preciso sempre buscar conteúdos para estudar e colocar a leitura também como parte da rotina.

Aqui, no Blog da Betz Créditos, você encontra diversos conteúdos relevantes com dicas de poker para você se aprofundar um pouco mais. Antes de falarmos sobre como calcular o EV no poker, vamos colocar aqui algumas leituras complementares para você salvar.

Afinal, o que é EV no poker?

Quando falamos que algo é + EV, isso significa que espera-se que a jogada seja lucrativa a longo prazo. Já quando falamos que é – EV, é o contrário, ou seja, deve fazer com que você perca dinheiro. E isso tudo, mesmo que naquela determinada mão você tenha acabado vencedor.

Dessa forma, você consegue entender se com as suas estratégias o quão lucrativas estão as suas decisões nas jogadas. De uma forma direta, calcular o EV é uma forma assertiva de você verificar se está de fato jogando bem.

Como calcular o EV no poker online

EV nada mais é do que a abreviação de “Valor Esperado”. É a forma matemática de perceber se no longo prazo este jogo te renderá uma determinada quantia de dinheiro. Os termos +EV e  –EV descrevem se uma linha ou jogo pode ganhar ou perder dinheiro a longo prazo.

+ EV: determina que uma linha deve ser lucrativa e render dinheiro no longo prazo.

– EV: determina que espera-se que uma linha gere perda de dinheiro no longo prazo.

Com uma análise simples, você já deve ter entendido que o seu objetivo é sempre focar em jogadas +EV, ou seja, mais vantajosas para você. E para que você calcule o EV você deve aplicar uma fórmula matemática. Veja abaixo:

EV = (%W * $W) – (%L * $L)

  • %W: frequência com que ganhará uma determinada mão.
  • $W: quanto ganhará nas vezes que de fato vencer.
  • %L: frequência com que perderá a mão.
  • $L: quanto de dinheiro perderá se perder a mão.

Todas as decisões de valor esperado servem para aprimorar suas estratégias e aproveitar ao máximo cada situação. Sendo assim, não é suficiente que você apenas escolha uma ação lucrativa, você deve sempre se esforçar para tornar o curso de ação mais lucrativo disponível para você.

Para deixar ainda mais claro, imagina que o seu lucro geral no poker é a soma total de todas as decisões que você toma na mesa de poker. Se jogar contra qualquer adversário que seja melhor do que você, então você já deve esperar ter um EV negativo.

Agora, por outro lado, você estará ganhando fichas contra jogadores piores. Então, lutando por cada ficha de poker, você ganhará mais contra jogadores fracos e perderá menos contra jogadores melhores.

Calculando o Valor Esperado na prática

Este é um exemplo comum onde você pode verificar a lucratividade do tamanho da sua aposta. Esses cálculos são apenas para análise para permitir que você construa sua estratégia quando um cálculo complexo não for exatamente prático.

Se você optar por escolher um tamanho de aposta no river com o nuts em mãos quando o pote é $ 200, você pode calcular o seu valor esperado no poker da seguinte forma:

  • Ao apostar $200, você toma call 20% das vezes;
  • Ao apostar $80, você toma call 50% das vezes;
  • Ao apostar $20, você toma call 90% das vezes;

EV = [0,20 * $ 200] + [0,80 * $ 0] = $ 40 + $ 0 = $ 40

Veja que a probabilidade de ganhar e de perder deve somar 1,00 para que represente 100%. Entenda também que este exemplo é mais simples porque nunca perderemos nada porque temos a melhor mão possível (nuts).

EV = [0,60 * $ 80] + [0,40 * $ 0] = $ 48 + $ 0 = $ 48

EV = [0,90 * $ 20] + [0,10 * $ 0] = $ 18 + $ 0 = $ 18

Analisando os números, você perceberá que apostar alto provavelmente é melhor do que apostar baixo, mesmo que seja pago apenas uma pequena porcentagem das vezes. O truque aqui é estimar com precisão a frequência com que seu oponente realmente fará o call.

Dica: regra de dois e quatro

A fórmula para calcular o EV no poker pode ser simples, mas imagine se você não está acostumado e ter que perder muito tempo para realizar os cálculos na mesa. Esse pode ser um problema para você.

A sorte é que existe uma regrinha que pode facilitar ainda mais para você, é a regra de dois e quatro. Essa regra pode ser usada por todos os jogadores e ajuda a estimar qual é sua participação no pote, então, estima também seu valor esperado em algumas situações.

Pegando o Poker Texas Hold’em sem limite, no flop você pode estimar sua equidade com um draw multiplicando o número de outs que você tem por quatro, com duas cartas para vir, ou no turn por duas, com uma carta para vir.

Se você tiver duas cartas naipadas, por exemplo, e houver outras duas do mesmo naipe no flop, então haverá mais nove no baralho que completam o seu draw. Então, 9×4 = 36% no flop ou 9×2 = 18% no turn. Isso está próximo das probabilidades de pote de 2-1 necessárias no flop e de 4-1 no turn.

Agora ficou bem mais fácil de entender como calcular o EV no poker, certo?

E para  você colocar em prática o que aprendeu no artigo hoje, você precisará inserir crédito de poker online para jogar. Então você pode contar com a Betz Créditos!

Faça a sua solicitação de forma rápida e segura através do nosso WhatsApp: clique e peça fichas para jogar poker online!