Aprenda a administrar sua banca no poker

Todo jogador de poker que deseja passar do nível iniciante para intermediário ou avançado precisa começar entendendo o range de mãos, as posições na mesa e a importância de uma boa gestão de banca no poker.

Talvez as duas primeiras você já domine, mas e o seu bankroll?

O que é gestão de banca no poker?

O bankroll (gestão de banca) é a quantia reservada exclusivamente para que você aposte em torneios ou mesas de cash game, ou seja, é um dinheiro que você utiliza apenas para jogar poker.

Por que fazer uma gestão segura?

É importante você compreender que a gestão do bankroll é fundamental para que seu dinheiro esteja sempre seguro e para evitar imprevistos no caso de uma maré de azar – e quem joga poker sabe que ela sempre vem.

A gestão de bankroll também determina se você está apto ou não a apostar em certos limites e quando é a hora de subir de nível, ou às vezes descer a um nível inferior, ainda que temporariamente.

O que difere um jogador lucrativo de um jogador recreativo, de maneira simples, é justamente a visão do jogo e a disciplina aplicada em buscar sempre fazer as melhores jogadas.

Veja como administrar sua banca no poker

Trate o poker como um negócio

Essa é a primeira dica se você realmente quer fazer uma boa gestão de banca no poker.  Quando você começa a realmente levar o poker a sério, é possível notar que não são apenas as suas decisões nas mesas que podem trazer  sucesso ou  fracasso. 

Assim, tal qual o gestor de uma empresa, você deve levar em consideração que são muitos os fatores que envolvem o seu presente e o seu futuro no poker, principalmente se tratando de variância.

É fundamental que você entenda que, para ser lucrativo, ele não deve ser apenas um jogo para você, mas uma fonte de renda, assim você não pode correr o risco de ficar sem capital.

Adeque o bankroll ao seu nível de jogo

Você já deve ter percebido que existem jogos em que você quase sempre vai bem e outros que você quase sempre vai mal. Isso acontece pelo nível dos demais jogadores em relação ao seu atual.

Então você deve descobrir em qual nível você está como jogador. A partir daí duas coisas poderão acontecer: 

  • Você entenderá qual o seu nível real de jogo e em que tipos de jogos e torneios você pode entrar.
  • A possibilidade de conquistar níveis mais evoluídos com ajuda de estudos e de uma gestão de bankroll adequada.

Dessa forma você evita entrar em torneios com buy-in alto, por exemplo, por saber que pode entrar em torneio que possuem um buy-in de até X dólares.

Aguarde o tempo certo para subir de limites

Em fóruns na internet e em notícias sobre poker, muito se vê sobre histórias de jogadores que fizeram um depósito de poucos dólares e com uma gestão de banca ultra-agressiva logo estavam disputando os jogos mais caros do poker. 

Porém, histórias como essas são raríssimas exceções. Por mais que feitos como esses possam nos instigar a deixar de administrar o bankroll e nos arriscar a ser um Isildur1 ou um durrrr, chegando aos high stakes rapidamente, a realidade é que milhares de jogadores perdem suas bancas tentando imprudentemente repetir tais feitos.

A estrada rumo aos limites mais altos assemelha-se mais a uma maratona do que a uma corrida de 100 metros rasos. Paciência e foco são fundamentais.

Não seja deslumbrado pela fantasia

Muitas pessoas chegam ao poker depois de verem torneios na televisão em que jogadores, muitas vezes amadores, faturam prêmios milionários após alguns dias de disputa.

É com essa expectativa, de ganhar dinheiro fácil e rápido, que muitas pessoas buscam iniciar no poker, mas quem já conhece o jogo sabe que a realidade não é bem assim. Uma carreira vitoriosa e consistente nesse jogo se faz no longo prazo.

A ideia de gestão do bankroll por si só já quebra diversos paradigmas em relação à fantasia do poker. É importante ter disciplina e ater-se ao fato de que, uma vez que você estipulou a sua gestão de banca, não é sábio que você volte atrás e tente um big hit acima dos seus limites.

Geralmente, essa é uma decisão pouco racional e que no longo prazo ferirá o seu bankroll ou atrasará sua subida de limites.

Essas foram nossas dicas para ajudar você a administrar sua banca no poker!

Créditos para poker online

Nós, da Betz Créditos, fazemos toda a intermediação entre os jogadores e os sites de poker para adicionar créditos para poker online.

Você pode fazer a sua solicitação de forma simples através do nosso WhatsApp.

Entre em contato para fazer a sua solicitação ou para mais informações: WhatsApp Betz!