Poker não é um jogo de azar

Poker não é um jogo de azar

Para não deixar dúvidas, vamos iniciar este texto reforçando a afirmação. Poker não é um jogo de azar. Ainda hoje, é comum ouvir discussões onde há o debate se o poker é ou não um jogo de azar, principalmente no Brasil. O primeiro ponto a ser analisado é justamente observar como se configura um jogo de azar. Pegando como exemplo de bingo ou até mesmo a loteria, a única coisa que você pode fazer para ganhar é torcer e esperar que saiam os números que você escolheu. Não existe um planejamento, pois não há nada que você possa fazer para mudar o curso do resultado, você está totalmente a mercê da sorte.

Partindo desse princípio, o poker já configura uma jogabilidade diferente, pois você pode a qualquer momento interferir no resultado através das suas ações. Mesmo que você receba uma mão ruim como um 2 e um 7 de naipes diferentes, você ainda tem a opção de blefar e fazer com que jogadores com cartas superiores a sua desistam de seus jogos. No poker, seus adversários são outros jogadores e não a banca, ou seja, você mede seus conhecimentos e estratégias e vence quem conseguir desempenhar melhor as suas ações. Seu objetivo é zerar as fichas dos seus adversários e, se fossemos comparar ao mundo dos negócios, você precisará tratar cada negociação de um jeito diferente porque cada jogador possui o seu próprio estilo de jogo. Às vezes você precisará ser mais agressivo, assim como em outras a sua maior virtude será a paciência. Você precisará analisar e fazer a leitura das ações dos demais jogadores, assim como entender de estatísticas e probabilidades para entender quais são as suas reais chances de ganhar para formar a sua estratégia.

No poker, quanto mais você pratica, mais você entende sobre o jogo e isso possibilita você a lidar melhor com as situações que aparecem rodada a rodada. Isso não acontece em jogos de azar, pois não importa o número de vezes que você joga, a chance de você ganhar será sempre a mesma. Então em jogos de azar a prática não leva a perfeição e não há cursos e nem livros que você possa fazer que irão possibilitar uma melhor chance de obter um resultado positivo. No poker, há diversos livros e conteúdos que você pode e deve estudar para entender mais sobre o jogo, criar estratégias e melhorar as suas habilidades para obter resultados que permitam que você saia vencedor no final.