Os melhores livros para montar sua estratégia no poker

Todo jogador de poker sabe da importância de estudar mais sobre o jogo para ter vantagem sobre seus adversários. Se você acompanha nosso blog, já viu que esse é justamente um dos 5 passos fundamentais para você jogar poker. Hoje existem diversas formas para você buscar esses conteúdos, mas vamos falar de uma mais tradicional e que com certeza deve fazer parte da sua rotina de estudos: livros para você montar a sua estratégia no poker!

Livros de poker não são novidade, embora o grande crescimento do poker seja mais recente, então não é difícil encontrar livros escritos há décadas e que mesmo assim ainda servem de guia para novos jogadores. Os livros de poker foram criados para serem lidos e relidos com o objetivo de ajudar os leitores/jogadores a obterem melhor conhecimento de como vencer os seus adversários. Abaixo, separamos três livros indispensáveis para você.

Super System: a Course in Power Poker (Super System)

Super System: a Course in Power Poker

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Originalmente esse livro havia sido publicado com o título How I Won $ 1,000,000 Playing Poker, em 1978, pelo autor Doyle Brunson. Depois, em novas edições, o título foi adaptado para este atual. Em seu livro, Brunson reuniu contribuições de diversos autores onde cada um deles focava em apenas uma variante do poker. A variante mais longe do livro ficou a seu cargo com o tema no-limit hold’em. Doyle Brunson sempre defendeu o estilo de jogo mais agressivo, buscando colocar os demais jogadores da mesa na defensiva. Esse estilo de jogo ele próprio denominava como power poker e se referia ao seu livro como “o Cadillac dos jogos de poker”. 

Brunson foi revolucionário na sua época e seus ensinamentos até hoje fornecem uma ampla introdução de como os jogadores podem utilizar o seu estilo de jogo agressivo para forçar erros de seus adversários.

The theory of poker (A Teoria do Poker)

The theory of poker (A Teoria do Poker)

Embora o livro de David Sklansky não se concentre em no-limit hold’em, que é hoje uma das variantes mais populares do poker, seja talvez o mais atemporal dos livros de estratégias, mesmo que seu lançamento seja de três décadas atrás. Em seu livro, Sklansky traz uma abordagem mais teórica em relação ao jogo de poker, trazendo exemplos de situações comuns aos jogadores de poker, independente da variante que jogue.

Há muitos conceitos específicos como, por exemplo, técnicas de blefe, jogo lento e como jogar nas posições, sempre com ampla discussão sobre eles. Muitos jogadores consideram a Teoria do Poker como o livro que ensina a ”pensar” na mesa de poker para entender a situação e definir a melhor estratégia.

Harrington on Hold’em (Harrington on Hold’em)

Harrington on Hold’em (Harrington on Hold’em)

Dividida em três volumes, o volume 1 de Harrington on Hold’em de Dan Harrington e Bill Robertie é o livro de estratégia de poker mais vendido de todos os tempos, então é leitura obrigatória para qualquer jogador que esteja em busca de mais conhecimento no assunto. No livro, os autores sobre praticamente tudo relacionado à estratégia de torneios.

No primeiro volume, os autores trazer mais conselhos relacionados a diferentes estágios de mãos, enquanto o segundo traz situações mais específicas de torneios e o terceiro traz uma apostila com  50 “problemas” de mãos para serem resolvidos pelos leitores.

Como já dissemos antes, mas não custa repetir, para se tornar um jogador de poker é preciso estar sempre estudando. Esses são apenas três exemplos de livros que você pode utilizar para melhorar suas habilidades. Além disso, pesquise por textos em blogs e e-Books para ser mais uma fonte para você.