O que são as reverse implied odds?

Você sabe o que são as reverse implied odds? Talvez você já conheça o termo “implied odds”, mas se nunca ouviu falar das reverse, então vamos apresentar para você!

As reverse implied odds, também conhecidas como odds implícitas reversas, não são um conceito fácil de se dominar, por isso muitos jogadores acabam desistindo quando procuraram saber mais.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. No nosso artigo vamos mostrar o conceito de forma clara para você entender de uma vez por todas!

Afinal o que são as reverse implied odds?

As reverse implied odds referem-se ao valor em dinheiro que um usuário poderá perder nas streets que virão depois de fazer o call de sua aposta na mesa de poker. Assim como as implied odds, as reverse implied odds são uma extensão do conceito de pot odds.

Aqui você já deve ter percebido uma coisa: as reverse implied odds são justamente o contrário das implied odds, que referem-se ao valor em dinheiro que você poderá ganhar nas streets que virão depois de fazer o call de sua aposta.

Veja um Exemplo de Implied Odds no poker

Neste exemplo, vamos supor que você está jogando $1/$2 com stacks efetivos de $500.

Você tem 7♣ 6♣ no turn com o board mostrando A♠ 8♣ 5♦ K♥. Seu adversário aposta $50 num pote de $100, o que significa que você precisará de 25% de equidade para realizar um call que seja realmente lucrativo e imediato.

Neste caso, seu open-ended straight draw tem apenas 17%. Assim, já que esta equidade é inferior a 25%, o call não será um lucro imediato, mas isto não significa que ele não seja lucrativo.

O seu adversário possui bastante fichas no stack então, se você acertar sua sequência no river, haverá uma grande chance de você ganhar fichas dele. Você pode ainda ganhar todas as fichas do seu oponente caso ele tenha uma mão muito forte como uma trinca ou até dois pares.

Este ganho em potencial juntamente com o valor esperado (EV) que é adicionado à sua mão é justamente o conceito das implied odds.

Reverse implied odds são importantes?

Entender e dominar o conceito das reverse implied odds pode ajudar a construir seus ranges de formas mais lucrativas.

Agora, num exemplo um pouco mais complexo, vamos supor que a sua mão seja um J♦ 5♦ e depois de defender seu Big Blind contra um raise do Botão e o flop mostra T♥ 9♣ 5♥.  Você fez o check e agora encara uma c-bet de 66% do pote. O que será que aconteceria se um J aparecesse no turn, te dando dois pares:

– Em qualquer J no turn, K-Q e 8-7 formarão straights.

– Se no turn aparecer o J♥, todos os flush draws no range do seu oponente também serão completados.

Com estes cenários que podem se tornar um pesadelo, seria correto afirmar que J♦ 5♦ tem reverse implied odds substanciais neste caso. Aqui acontece um ponto interessante: quando este é o caso, pode ser melhor fazer o call com mãos mais fracas que não tenham as mesmas reverse implied odds.

Por exemplo, 5♦ 3♦ é bem melhor que J♦ 5♦ neste cenário, embora seja o mesmo par com um kicker mais fraco. Se você acertar o segundo par no turn com um 3, nenhum straight será formado. Você tem o mesmo problema do caso do flush com o 3♥, mas você também tem alguma implied odds para quando sua mão melhorar.

Fazendo uma simulação de J-5 naipado no PioSolver, software para estudo de poker, é possível ver que essa combinação de mão sem um flush draw é um fold em aproximadamente 73% das vezes. Agora, vendo o 5-3 naipado, é possível entender que a jogada básica é o call.

Agora você já testar o que aprendeu!