Estratégias para torneios MTTs

Está atrás de estratégias para torneios MTTs? Então você veio ao lugar certo. Como você sabe, o poker é um jogo complexo e não existe uma estratégia que seja certa ou errada, você precisa fazer a leitura correta do jogo e seus adversários para aplicar a melhor jogada.

Dito isso, existem algumas coisas que são padrão a se fazer e é sobre elas que vamos falar. São estratégias básicas para torneios de múltiplas mesas.

A principal vantagem dos torneios MTTs é que eles permitem ganhar premiações grandes sem necessariamente investir muito, é possível jogar bem um torneio e ter um lucro gigantesco com uma cravada.

Uma dica importante para você prestar atenção nos torneios é dominar bem a importância da posição na mesa de poker. Entender esse conceito é fundamental para o sucesso das suas estratégias. Assim, você terá mais chances de conseguir sempre mais fichas no poker.

Veja Estratégias para torneios MTTs!

Vamos imaginar você já sentado no torneio de sua escolha e sabendo exatamente a sua posição na mesa, então o diretor de torneios anuncia: shuffle up and deal! O torneio tem início e você recebeu as primeiras cartas, o que fazer?

Fase inicial

Chamada também de early stages, a fase inicial de um torneio exige uma estratégia bem simples: jogue tight, o que quer dizer entrar em poucos potes. 

Nesse momento, os blinds estão pequenos em relação aos stacks, por isso você deve evitar se envolver muito, focado em jogar mãos premium (QQ, KK, AA). Você pode também ver um flop barato com suited connectors – cartas conectadas e no mesmo naipe – como 67s e 89s ou pocket pairs como 22 e 33, mãos fáceis de largar se você não gostar do board e de difícil leitura por parte do oponente quando você acertar aquele monstro.

O principal objetivo nessa fase é manter um stack saudável para a continuação do torneio, sem se arriscar muito e tentando manter os potes pequenos a menos que você tenha uma excelente mão.

Fase Intermediária

Na fase intermediária, a ideia é que você comece a “soltar mais o braço”, o que quer dizer se envolver em mais potes. Os blinds já subiram e alguns jogadores foram eliminados, o que diminui os stacks relativos (ou seja, a relação stack/blind) e aumenta a agressividade do jogo.

A sua estratégia deve estar em linha com o tamanho do seu stack. Se você acumulou muitas fichas, pode fazer um jogo mais solto, buscando colocar pressão na mesa. 

Porém, se você está short com menos de 20 big blinds(BBs) por exemplo, deve procurar realizar o steal ou resteal – roubo de blinds – indo all-in. Dê preferência a fazer essa jogada contra pessoas que estejam mais ativas na mesa, provavelmente abrindo com mãos marginais.

Aqui é importante lembrar novamente que estamos falando de estratégia básica, voltada para quem está iniciando no jogo. O craque brasileiro Caio Pessagno, por exemplo, é famoso por fazer raises pré-flop e depois foldar mesmo com menos de 10 BBs, mas ser lucrativo jogando dessa forma não é para qualquer um.

Bolha

Chegamos então à hora de maior tensão em um torneio de poker: a temida bolha. Ela acontece quando falta apenas a eliminação de um jogador para que todos os restantes fiquem ITM (in the money), ou seja, furada a bolha, todos estão no lucro. 

Se você acumulou uma quantidade de fichas confortável até aqui, essa é a hora de aproveitar para colocar pressão, pois conforme a bolha se aproxima, começa a se criar a chamada “atmosfera da bolha”. 

A tensão aumenta enquanto o número de jogadores cai e a tendência é que os participantes joguem de forma mais cautelosa, para evitar cair fora da faixa de premiação. 

Os principais alvos da pressão devem ser os stacks médios, que normalmente esperam os short stacks caírem, ficando mais suscetíveis a roubos de blinds e grandes blefes.

Entretanto, se você está mal em fichas, a intenção é conseguir a dobrada, pois para ser lucrativo a longo prazo em MTTs o foco deve ser sempre chegar ao título.

Fase final

Essa é a hora que separa os jogadores lucrativos dos perdedores, porque a estrutura de premiação dos torneios favorece bastante os primeiros lugares.

Nesse ponto, você já deve ter notas e observações sobre outros jogadores, e é hora de fazer uso dessas informações. Jogue agressivamente contra os jogadores tight e espere pelas mãos premium para jogar por valor contra aqueles que estão entrando em muitos potes.

Procure as pessoas que aparentam estar jogando receosas, mais preocupadas em pular uma faixa de premiação do que ficar com o título, e seja ainda mais agressivo contra elas.

Quando chegar à mesa final, não se desespere! Continue jogando o seu melhor poker, pensando com calma em cada jogada, observando os adversários e mantendo a agressividade. A cada eliminação a pressão aumenta e os prêmios também, quem consegue manter o sangue frio nessa situação ganha uma grande vantagem.

Para quem está começando nos torneios agora, esse é um bom ponto de partida. No entanto, não se esqueça que para ter sucesso um jogador nunca pode parar de buscar novas estratégias, uma hora de estudo é tão importante quanto uma hora de prática. O poker é um jogo dinâmico e aqueles que não se atualizam acabam ficando para trás.

Compre fichas de poker online

Para jogar torneio MTTs vocÊ precisará de fichas nos sites de poker da sua escolha. A sua solicitação pode ser feita através do nosso WhatsApp informando quanto você deseja inserir. Em poucos instantes alguém da nossa equipe passará o passo a passo necessário e de forma muito rápida os créditos de poker já estarão liberados na sua conta.

Faça sua solicitação para fichas de poker pelo nosso WhatsApp: Whats da Betz!

Se você estiver precisando de crédito de poker online para jogar, entre em contato com a gente da Betz Créditos.