fbpx

Cuidados ao jogar com Ás na mão

Quando se está iniciando no poker é comum ficar entusiasmado ao receber um Ás, mas hoje vamos mostrar alguns cuidados ao jogar com Ás na mão. É claro que essa carta é a mais importante do jogo, mas supervalorizá-la é um dos erros mais comuns que você pode cometer. 

Vamos pensar em um jogo real, aqui o Jogador X recebe A5. Ele acredita que possui ampla vantagem sobre os adversários com essa mão e entra na rodada. O flop vem com AT9. Neste momento, depois de fazer o par de Ás logo no flop, o Jogador X se anima ainda mais e faz uma aposta alta.

Depois de ver o flop, o Jogador Y, mesmo após ter notado a grande aposta na mesa, faz um raise, superando a expectativa do Jogador X. 

Neste momento, ainda faltando o turn e o river, o Jogador Y pode ter um leque de mãos vencedoras bem maior do que o esperado pelo Jogador X. Fazendo o raise, ele já tem em mente que pode ter um par de Ás contra, e mesmo assim optou por ampliar a aposta.

Continuar na rodada confiando no par seria supervalorizar o valor do Ás e esquecer as demais cartas da mesa. Nesse caso, com o raise do oponente, o par se mostra bem mais fraco. Nessas ocasiões alguns jogadores acreditam que são azarados, mas a verdade é que falta um pouco de análise mais aprofundada de cada jogada. 

Neste exemplo específico, vimos que faltaria um pouco de aceitação por parte do Jogador X caso ele continuasse insistindo no seu par. Na mesa, com o flop daquele jeito, era fácil saber que o adversário poderia ter um A com kicker melhor, dois pares ou trinca.

Apesar de já ter conquistado o par de Ás, falta sentir a real força da mão. O par acaba escondendo que a mão está fraca, o que torna qualquer aposta um verdadeiro risco. Se estivesse em algum torneio com menos fichas que o adversário, a jogada poderia significar uma eliminação por conta da confiança excessiva no par de Ás.

Então, o que podemos tirar daqui é que você não pode ficar cego por conta do Ás. Mesmo conquistando o par ainda no flop, e mesmo sendo quase que um crime descartar as cartas mais valiosas, é preciso analisar a mesa, os adversários, pensar em todas as possibilidades, para então decidir se segue em frente ou não na rodada.

Entenda que Ás na mão nem sempre é sinal de vitória

Um erro muito comum que diversos jogadores de poker iniciantes cometem é acreditar que tendo um Ás na mão, independentemente da outra carta que estiver junto a ela, será um sinal de vitória. O principal problema desse pensamento é que você pode entrar em muitas mãos diferentes que não vão lhe trazer retorno.

Veja alguns pontos que serão prejudiciais ao seu jogo e que vão acontecer caso você opte por se arriscar apenas por conta do Ás:

  • jogar fora de posição na mesa;
  • fazer apostas altas sem certeza de retorno;
  • pagar raises altos;
  • enfrentar mãos mais fortes até o river na esperança de aparecer um Ás na mesa.

Muitas variáveis interferem numa rodada além das cartas que você tem na mão. A posição que você se encontra, a quantidade de cartas que ainda faltam aparecer na mesa, a quantidade de fichas do seu adversário, tudo isso forma um conjunto de informações valiosas para decidir os destinos de cada jogada.

A supervalorização do Ás no poker 

Muitos fatores influenciam nesse sentido, como o medo de não ganhar nada por muito tempo, a impaciência e a falta de combatividade nas rodadas. Esses são fatores que interferem na decisão de jogadores de entrar numa rodada com cartas como A6, A7 ou A8, mas muitos não percebem que todos ao redor estão vendo que você só joga se vier com um Ás. Isso fica muito explícito durante o jogo.

Se aventurar com mãos diferenciadas e fora do comum, além de arriscar alguns blefes, são formas de seus adversários ficarem confusos e terem dificuldade de identificar a sua maneira de jogar. Então, não caia no erro de supervalorizar uma carta e esquecer da importância que todas as outras podem mostrar em cada mesa.

Agora você sabe os cuidados ao jogar com Ás na mão!

Então, na próxima vez que receber essa carta, procure avaliar bem a situação para não transformar uma vantagem em uma obsessão cega pela vitória. Faça a leitura correta da mesa e dos seus adversários, evitando assim erros básicos no jogo e melhorando seus ganhos no poker.