Esteja atento

Toda vez que preciso escrever algum artigo de poker, minha cabeça entra em colapso. Os possíveis assuntos a serem abordados são tantos, que é difícil escolher um. Além disso, ainda existe uma força em mim que grita por ser útil. Eu não quero escrever qualquer coisa, quero acrescentar algo na vida do leitor. Dessa vez não foi diferente, pensei em escrever algum artigo teórico, mas logo penso que talvez isso só atinja uma parcela das pessoas. Me veio então a idéia de trazer experiências minhas como humano/jogador de poker. Alguém que acumula em sua história sucessos e fracassos, mas que respira e vive do jogo a mais de 5 anos. Penso que você vai encontrar diversos clichês nessa série de artigos. Entretanto, se são clichês, vale a pena olhar com atenção para eles. Este é o ponto do meu primeiro artigo, “Atenção”.

Ter um range bem construído, saber como explorar tendências, estudar icm, entre tantas outras coisas são fundamentais para atingir a lucratividade. Entretanto, sem atenção você não se adapta. Você não joga. Você doa. E tenho a impressão que em uma mesa de poker ninguém quer doar, pelo menos não de forma consciente.

Quantas vezes até este ponto do texto você parou para olhar o whatsapp? Quantos sons diferentes já fisgaram sua atenção? Quantos assuntos já engoliram sua cabeça até aqui? A pessoa que você deseja? A conta do fim do mês? A fome que se sente? A briga com aquela pessoa? O meu ponto é demonstrar que é comum se perder dentro de si mesmo, mas não é por ser comum que devemos deixar isso perpetuar no tempo. Dificilmente se resolve mais de uma coisa de uma só vez. Respeite seus desejos. Respeite seus amores. Respeite-se.

Existem inúmeras formas de melhorar sua atenção. Eu por exemplo estou escrevendo este artigo ouvindo uma playlist de música instrumental que me ajuda a entrar no eixo. Ontem antes de começar a grindar fui até a praia dar um mergulho. Correr, nadar, estar bem alimentado, meditar. Enfim, são inúmeras formas de melhorar a atenção. Mas você precisa permitir isso, você é dono de si mesmo. Parece papo de auto-ajuda, mas de coração é que eu falo, você tem o poder de fazer qualquer mudança que deseja dentro de si mesmo. Tenho depressão, e ansiedade, duas forças contrárias ao movimento da vida. Sou minha própria demonstração de coragem. Estou aqui cada dia mais forte, cada dia mais atento. Por mim, e pelo mundo melhor que acredito e quero do fundo da minha alma ajudar a construir.

Te proponho um desafio, busque estar atento no seu próximo grind. Não vou montar um roteiro pra você, afinal, aquilo que te ajuda pode não me ajudar. Entretanto, tenho certeza que você sabe o que te faz bem. Se faça bem, sente em frente ao computador CONSCIENTE do que você está para fazer. Seja piedoso consigo mesmo. Quando perder o timebank, quando errar uma mão por falta de atenção, quando seu corpo gritar e você tiver vontade de explodir, aceite. Você nunca pode mudar o passado ou o futuro (clichê? hehehe), mas você pode mudar o agora. Você pode fazer diferente de todas as outras vezes, ao invês de deixar a raiva te consumir, opte pelo amor a si mesmo. Respire fundo, se lembre do motivo de você estar sentado ali. Se lembre de quem você é, e siga em frente.

Seu próximo grind provavelmente será melhor, sua vida também. Esteja atento, o futuro é seu.