fbpx

Avaliação pós flop: vantagem no range

No artigo de hoje vamos falar sobre o que você precisa avaliar pós-flop, mais precisamente a vantagem no range. São decisões que todos os jogadores de poker precisam fazer e nem sempre tomam a melhor escolha.

Então, se você ainda possui muitas dúvidas durante o seu jogo, principalmente na avaliação de cenários, verá que após essa leitura muitas respostas já ficarão claras para você. Aproveite e salve o Blog da Betz Créditos na aba de favoritos do seu navegador e esteja sempre por dentro de dicas e conteúdos relevantes de poker.

Saiba o que você precisa avaliar pós flop

Para ficar mais fácil a avaliação, usaremos uma das principais dúvidas entre os jogadores: “eu possuo a vantagem no range?”. Dessa forma, é possível mostrar na prática os conceitos que estamos exemplificando para você. Confira!

Possuo a vantagem do range?

Possuir a vantagem do range significa ter o range com maior equidade no pote. De uma forma geral, o raise pré flop tem a vantagem do range na grande maioria dos flops devido à sua maior concentração de mãos premium. Porém este não é o caso para todos os flops.

Para você entender quais flops são melhores para determinado jogador, é possível usar um software como o PokerRanger 2 para calcular as equidades dos ranges dos dois jogadores em uma determinada mão. Inclusive, para uma melhor avaliação deste artigo, recomendamos que você utilize o software para acompanhar.

Vamos analisar dois exemplos diferentes de flop. Em cada exemplo, digamos que o botão tenha aumentado para 2,25bb preflop e o big blind (100bb deep) fez o call. Vamos usar o módulo “Advanced Solver Ranges” (Solver Avançado de Ranges) da Upswing Lab para os dois jogadores.

Na imagem abaixo, veja o range do raise (esquerda) e o raise do big blind-call (direita).

Flop #1: A♣ J♥ 6♦

Antes de seguir em frente, vamos comparar os ranges neste board pesado com cartas altas.

Neste flop com A-J-6, o botão tem 56% de equidade contra os 44% do big blind. Isto pode não parecer muita equidade a mais, mas a verdade é que uma diferença de 12 pontos entre os dois ranges é sim muita coisa.

Ter esta grande vantagem gera impacto na estratégia ideal de cada jogador como o big blind não poder tomar a iniciativa de forma lucrativa e o botão poder realizar a c-bet com uma alta frequência.

Agora, analisaremos um board com as equidades mais próximas.

Flop #2: 7♥ 5♦ 3♠

Usando os ranges de antes, olhe como eles se equiparam neste board bem mais baixo.

Neste flop com 7-5-3, o big blind possui uma vantagem quase nula – 50,01% contra 49,99%. Estes ranges são virtualmente iguais, com uma diferença inferior a um décimo de um por cento.

Existem duas formas principais que afetam a estratégia dos dois jogadores:

  • O big blind pode (em teoria) tomar uma pequena iniciativa.
  • Espera-se que o botão também opte pelo check na maioria das vezes, em vez da c-bet.

Aqui vale um apontamento: este é o melhor cenário possível para o big blind fazendo o call. Existem poucas situações em que o big blind terá mais de 50% de equidade no flop contra um raiser pré flop.

E qual a conclusão? 

A conclusão para essa dúvida é que quanto maior for a sua vantagem de range, mais você poderá lucrar com uma c-bet em um flop com posição e sendo o raiser pré flop!

Então, se você gostou deste conteúdo, fique por dentro do nosso blog.

Aproveite também e siga a Betz Créditos no Instagram (@betzcreditos).